Dia do Ouvidor é comemorado nesta sexta-feira (16) em todo o País

Data de publicação: 16 de março de 2018. Categoria: Notícias

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC) lembra à comunidade acadêmica e ao público externo que nesta sexta-feira, 16 de março, é celebrado o Dia do Ouvidor. Há quase 15 anos, a UFC possui este canal para receber sugestões, reclamações, denúncias, elogios e solicitações do cidadão e, assim, promover a melhoria dos serviços da Universidade.

A Ouvidoria tem a missão de fazer as manifestações do público em geral chegarem aos setores competentes e também presta informações à comunidade em geral.

A Ouvidoria da UFC foi criada no dia 13 de agosto de 2003, durante o mandato do reitor Prof. René Barreira, que conferiu a missão de estruturar o novo órgão ao jornalista Ítalo Gurgel, o primeiro ouvidor da Universidade. A unidade, que já nasceu com a missão de ser uma tribuna de defesa dos direitos do cidadão, desde então vem aperfeiçoando mecanismos de eficiência e transparência.

Nova legislação

Não apenas a Ouvidoria da Universidade como os demais setores desse tipo ganharam nova dimensão a partir da publicação da Lei Nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. A norma fortalece a ouvidoria como canal de entrada de manifestações sobre os serviços públicos e também define as atribuições e deveres desse setor.

O cidadão pode registrar uma manifestação relacionada aos serviços da UFC por meio do Sistema e-OUV. Confira um passo a passo de como registrar sua denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio.

A Ouvidoria da Universidade funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, na Área III do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995 – Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza – CE).