Encontro de Ouvidores destaca credibilidade e necessidade de modernização das ouvidorias

Data de publicação: 30 de maio de 2018. Categoria: Notícias

Um dos destaques do evento foi a palestra do ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, que ressaltou a ligação das ouvidorias com a implementação dos direitos humanos

A Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC) esteve presente no IV Encontro Regional de Ouvidores Universitários do Centro Oeste, que destacou a crescente credibilidade e a necessidade de modernização das ouvidorias. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, na Universidade de Brasília (UnB).

Na abertura do evento, o Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior, destacou a importância do controle e a mudança na gestão pública a partir da transparência e resolutividade das demandas das ouvidorias. “Ele reportou uma pesquisa que demonstra que entre os órgãos de controle a ouvidoria é um dos que se mantém com crescente credibilidade no serviço público federal. Isso nos leva a ter uma maior responsaibilidade com as demandas do cidadão”, destaca a Ouvidora Geral da UFC, Profª. Geovana Cartaxo.

O Ouvidor Geral da União também salientou a importância das ouvidorias se adequarem à linguagem peculiar de cada usuário como forma de lhe causar empatia e lhe manter conectado à prática de exercício da cidadania.

Ouvidoria e o exercício dos direitos

No segundo dia do evento, um dos destaques foi a palestra do ex-reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, que instituiu a ouvidoria na universidade, há sete anos. O palestrante ressaltou a ligação das ouvidorias com a implementação dos direitos humanos.

“As universidades elas formam não apenas pessoas, mas também cidadãos. Se a gente diz para o cidadão que os processos não funcionam, que não vale a pena ele reclamar, que ele não tem direito, isso esse é um recado destruidor para o cidadão. José Geraldo disse a Ouvidoria é um espaço que ensina as pessoas a exercerem seus direitos”, acrescentou a Ouvidora da UFC.

No IV Encontro Regional de Ouvidores Universitários do Centro Oeste também foram apresentadas inovações como cartas de serviços sonoras e escritas em braile, além da utilização de QR codes para facilitar o acesso das informações de cartazes.

O evento promovido pela UnB é um dos que precedem o XVIII Encontro Anual do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), que será realizado entre os dias 22 a 24 de agosto de 2018, em Teresina, no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Leia tambémUFC conhece experiências inovadoras de ouvidorias públicas e privadas no Rio de Janeiro